Quem somos

A ENECOS, como é hoje, surgiu em 1991, mas a idéia de uma organização nacional dos estudantes de comunicação social não é nova. Executivas – ou apenas comissões organizadoras de encontros nacionais – existem desde a criação dos cursos. A primeira organização deste tipo que se tem notícia é dos anos 70. De lá até hoje, essa organização nacional tem sido irregular e conturbada, passando por fases de muita discussão e disputa política ou de completa desarticulação.

A Executiva Nacional dos Estudantes de Comunicação Social (ENECOS) é a entidade que representa os estudantes das diversas habilitações em Comunicação Social do país. Mais do que representar ela se firma como um espaço de construção coletiva pautada por três principais bandeiras de luta: Qualidade de Formação do Comunicador, Democratização da Comunicação e Combate às Opressões. Essas bandeiras são articuladas nacionalmente através dos Grupos de Estudo e Trabalho (GET's) que funcionam via listas de e-mail e chats-reuniões, além dos encontros presenciais durante os Encontros da Enecos. Outros GET's construídos pelos estudantes são o de Comunicação e Cultura Popular, além de políticas de finanças e comunicação da Executiva.

Anualmente a ENECOS realiza três encontros: o ERECOM (Encontro Regional dos Estudantes de Comunicação Social, o nosso composto pela Regional Norte e Nordeste III - Piauí, Ceará e Maranhão); o ENECOM (Encontro Nacional dos Estudantes de Comunicação Social); e o COBRECOS (Congresso Brasileiro dos Estudantes de Comunicação Social) - no COBRECOS são definidas as politicas e ações da executiva durante o ano, além da reformulação do estatuto de dois em dois anos.

Além da divisão por regionais, a atuação do Movimento Estudantil de Comunicação (MECom)também acontece através dos coletivos estaduais e dos Centros e Diretórios Acadêmicos.



Para conhecer melhor a Executiva: www.enecosempauta.wordpress.com
www.enecos.org.br